Colóides
COLÓIDES
JARAGUÁ DO SUL 2013
Carla C. E. M.
Jackson G.
Julia L. de O.
Matheus C. P.
Tainara M.
COLÓIDES
JARAGUÁ DO SUL 2013
1.INTRODUÇÃO
Neste trabalho será encontrado alguns conhecimentos sobre solução coloidal ou colóides, que são partículas muito pequenas que não podem ser vistas a olho nu, mas se iluminarmos lateralmente o recipiente contendo uma solução coloidal com uma lanterna, poderemos observar o trajeto da luz, pois a luz é desviada pelas partículas coloidais. Colóides podem ser encontrados em alimentos como: proteínas em água, amido em água, gelatina, geleias, maionese, dentre outros.
Os colóides são classificados em: aerossol, espuma, emulsão, sol e gel.
Porém, neste trabalho iremos abordar apenas sobre aerossol, emulsão e gel.
2.COLÓIDES
O nome colóide vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham, que descobriu esse tipo de mistura.
Em um sistema, quando as partículas (que podem ser átomos, íons ou moléculas) são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, dizemos que é uma solução coloidal ou um colóide. Apesar de as partículas coloidais poderem ser tão pequenas que a dispersão pareça uniforme mesmo sob um microscópio, elas são grandes o suficiente para desviar a luz de modo eficiente. Essa solução tem suas partículas dispersas que têm um tamanho médio entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais.
2.1 EMULSÕES
A emulsão consiste na dispersão de um líquido em outro líquido que não se misturam, mas também podem ser solidas, sendo assim, um líquido disperso em um sólido. Os agentes emulsificantes são constituídos por moléculas com uma extremidade polar e outra apolar.
Alguns exemplos de emulsões são: maionese, água e óleo, leite, manteiga, sangue, etc.
2.2 AEROSSÓIS
São colóides onde um sólido ou um