Trabalho
A definição de comportamento do consumidor de Kotler é o estudo de como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Kotler corroborou com os princípios conceituais de autores renomeados de sua época (como Michael Solomon, Leon Schiffman e Leslie Kanuk) e adaptou os conceitos teóricos de que o indivíduo, como consumidor, sofre influências psicológicas, pessoais, sociais e culturais. Os estágios do processo de decisão de compra desenvolvido pelo autor é um modelo conhecido como as cinco etapas do processo de compra do consumidor.
• Fatores culturais
É o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa, adquirido por meio do processo de socialização com familiares e outras instituições.
Cada cultura compõe-se de subculturas que fornecem identificação e socialização mais especificas para seus membros. Que são: nacionalidades, religiões, os grupos sociais, regiões geográficas e interesses especiais.
Marketing cultural: surgiu a partir de uma cuidadosa pesquisa de marketing, que revelou que diferentes nichos étnicos e demográficos nem sempre reagem favoravelmente à publicidade voltada ao mercado de massa.
Classes sociais: divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são hierarquicamente ordenadas e cujos integrantes possuem valores, interesses e comportamentos similares.
Características das classes sociais:
- As pessoas pertencentes à mesma classe social tendem a se comportar de maneira mais semelhante.
- As pessoas são vistas como ocupantes de posições inferiores ou superiores, de acordo com sua classe social.
- A classe social é indicada por um grupo de variáveis (ocupação, renda, grau de instrução).
- As pessoas podem passar de uma classe social para outra durante a vida.
• Fatores sociais
O comportamento do consumidor também é influenciado por fatores