contas
Através das funções administrativas, segundo Fayol é que se compreende o que um administrador faz em uma organização, como ele exerce a sua função. Essas funções são o planejamento, organização, direção e controle. “Planejamenrto é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, p. 169).
Esta etapa consiste em estabelecer objetivos, traçar estratégias e definir a maneira como alcançá-los. Objetivos são os resultados específicos ou metas que se deseja atingir.
O planejamento divide em níveis, que são eles: institucional, intermediário e operacional.
O instucional define a estratégia, mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização; incerteza e imprevisibilidade. Envolve toda organização, é direcionado a longo prazo, focaliza o futuro e o destino, ação global.
O intermediário é o tático, é o que traduz, interpreta as decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental. Esta parte envolve cada departamento, é direcionado a médio prazo, focaliza o imediato, ação departamental.
O operacional é o desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade; certeza e previsibilidade. Envolve cada tarefa atividade, é direcionado a curto prazo, focaliza o imediato presente, ação específica .
Organização é estruturar e integrar recursos, dividir trabalhos, é agrupar órgãos e atividades, designar pessoas para execução do serviço, é coordenar, de acordo com o planejamento efetuado. A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutra organizacional, que dividem em dois caminhos o vertical que conduz aos níveis de hierarquia e o horizontal que são as áreas de departamentalização. Para Montana e Charnov (2006, p.170) organização é o “processo para desenvolver de modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos essenciais a consecução dos