Tga - antecedentes históricos da administração - terminado
Segundo Chiavenato, a administração pode ser definida como o processo de planear, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.
No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma de administrar as organizações, seja ela simples ou complexa. Porém o desenvolvimento das teorias administrativas em si, foi lento até o século XIX acelerando a partir do século XX.
FILÓSOFOS – PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Foi influenciado por filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Sofreu também influência da filosofia moderna com destaque para Francis Bacon e René Descartes. Muitos princípios da Administração como o da divisão de trabalho, da ordem e do controle surgiram através do pensamento filosófico da época.
IGREJA CATÓLICA – HIERARQUIZAÇÃO
A Igreja Católica influenciou o pensamento administrativo durante muitos séculos. Normas e princípios da Administração Pública foram transferidos das instituições dos Estados (Roma, Atenas, etc) para as instituições da Igreja Católica, seguindo uma hierarquia de autoridade apresentando um estado-maior e uma coordenação funcional comandada por uma única pessoa – o Papa – servindo de modelo para diversas organizações.
ORGANIZAÇÃO MILITAR – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A organização militar também teve influencia para o aparecimento das Teorias Administrativas. De sua influência resulta a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Destes princípios surgiram ainda a centralização do comando e a descentralização da execução, formando um modelo bastante utilizado em outras organizações. Contribuiu também com o princípio de direção, a consciência de seus afazeres, surgindo assim o pensamento estratégico e a necessidade da disciplina e planejamento, acreditando que o incerto deveria ser esperado e o planejamento reduziria seu impacto.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – PRODUÇÃO
De 1780 a 1860 ocorreu a