Conceitos em arquivologia
Professora: Lúcia Helena Miranda Corrêa
Alunas: Larissa Ibraim e Violetha Ramos Pereira
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE CONCEITOS
HIERARQUIA 1
Método de Arquivamento: Sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.
Método Alfabético: Método de ordenação que tem por eixo o alfabeto.
Método Geográfico: Método de ordenação que tem por eixo aspectos geográficos.
Método Numérico: Quando o principal elemento a ser considerado em um documento é o número, devemos adotar os seguintes métodos: numérico simples ou numérico cronológico.
Método Numérico Simples: Método de ordenação que tem por eixo o número atribuído às unidades de arquivamento.
Método Numérico Cronológico : Documentos organizados por uma data. Não é necessário que seja a data de produção do documento.
Método Ideográfico: Método de ordenação que tem por eixo os assuntos presentes, explicitamente ou não, nos documentos. Também chamado método temático ou método por assunto.
Método Ideográfico Alfabético: Método de ordenação que tem por eixo o alfabeto. Método Enciclopédico: Os assuntos em ordem alfabética, em nível hierarquizados (Organize um esquema de assuntos, em ordem enciclopédica, adotando como classes principais : organização, pessoal,orçamento,material,comunicações e patrimônio) Método Dicionário: Assim como no dicionário, os assuntos isolados são colocados em rigorosa ordem alfabética.
Método Ideográfico Numérico: Método de ordenação que tem por eixo o numero atribuído às unidades de arquivamento.
Método Duplex: Método de ordenação que tem por eixo a distribuição dos documentos em grandes classes por assunto, numeradas consecutivamente, que podem ser subdivididas em classes subordinadas mediante o uso de números justapostos com traços de união.
Método Decimal: Método de ordenação que tem por eixo um plano prévio