Arquivologia - Definição e Conceito
Segundo ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 9578:1986, arquivo “é a designação genérica de um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, caracterizado pela natureza orgânica de sua acumulação e conservado por essas pessoas ou por seus sucessores para fins de prova ou informação” e também “ unidade administrativa cuja função é a de reunir, ordenar, guardar e dispor para o uso, conjuntos de documentos, segundo os princípios e técnicas arquivísticas".
Arquivologia, portanto, é o estudo e técnicas de arquivamento, gerenciamento e controle de modo organizado e de fácil localização dos documentos necessários posteriormente.
As formas de arquivamento se fizeram necessárias e foram desenvolvidas, desde que, se percebeu a necessidade de organizar e guardar dados pessoais, de uma empresa, de um objeto ou de qualquer outro fim com fácil acessibilidade e o máximo de praticidade.
Antes de arquivar documentos, é necessário conhecer os métodos de arquivamentos para que se escolha qual será viável.
Segundo o livro “A pratica de arquivar”, existem inúmeros métodos de arquivamento, tipos e acessórios para arquivo.
A arquivística é uma área tão diversificada, que desde o século XX, tornou-se uma faculdade e também é, atualmente, matéria para concursos públicos.
O profissional formado em arquivologia, segundo o Portal do Arquivista, é quem “atua em órgãos públicos e empresas privadas onde o gerenciamento de sistemas arquivísticos se faça necessário, tais como: poder executivo, legislativo e judiciário; área de recursos humanos de empresas; hospitais; instituições financeiras; estabelecimentos de ensino e indústrias de diversos segmentos.” Portanto, vale a pena cursar arquivologia, porque dificilmente ficará desempregado. Segundo o site Expresso Emprego, para ser um bom arquivista, é necessário que tenha como características pessoais agilidade, criatividade,