Arquivologia
Aula 1
DIA
Dia 09/12
Aula 2
Dia 16/12
Aula 3
Dia 23/12
Se, antes de começar a aula, você quiser tentar resolver os exercícios, vá até o final desta aula, onde se encontra a lista de exercícios e o respectivo gabarito.
Pois bem, vamos lá começar nossa matéria? Resolvi começar pelo tópico “tabela de temporalidade”, não porque ele seja o primeiro a ser ensinado, mas porque achei um bom tópico para você ter uma impressão correta de como serão nossas aulas e, também, porque é tópico muito importante e, então, você já vai se familiarizando com os termos. Mãos à obra...
Existem algumas leis que podem ser cobradas na nossa matéria. A mais importante delas é a Lei 8.159, de 1991. Nela, podemos ver a definição de arquivo:
“Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.”
Deu pra entender o que é arquivo, né? Fique tranqüilo que, nas próximas aulas, vamos explorar bem esta definição, mas, por ora, basta sabermos o que são os arquivos.
ARQUIVOLOGIA P/ O TSE - TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS
PROFESSORA: CAROLINA TEIXEIRA
Os arquivos podem sofrer diversas classificações (que serão vistas nas aulas), mas a mais exigida em concursos públicos é, disparadamente, aquela segundo os estágios de sua evolução. Essa classificação dos arquivos em correntes, intermediários e permanentes é conhecida como “Teoria das Três Idades” ou, ainda,
“Ciclo Vital dos Documentos”, segundo a qual os documentos passam por um ou mais períodos dentro da organização.
Ao estudarmos as fases, será fácil perceber que elas são complementares e que cada uma delas possui uma maneira peculiar de tratar os documentos e organizá-los.
A Resolução nº 1, de 18 de outubro de 1995, do