conhecendo as diferenças
Em pleno século XXI, nos ambientes escolares e sociais ainda encontra-se a discriminação entre meninos e meninas. Nas escolas os educadores percebem desde cedo essas diferenças, mas como trata-las e qual a importância de um processo educativo voltado a isto?
Nos dias de hoje as diferenças são muitas entre as pessoas, e principalmente entre as crianças, porém os pais e os educadores devem saber como lidar com essa situação, pois se essas discriminações entre as diferenças continuar nunca haverá uma sociedade justa e harmônica.
Educadores devem estar preparados para tratar desses assuntos, a escola deve ter como auxilio o acompanhamento de profissionais qualificados, de psicólogos, de assistentes sociais e principalmente da família, pois a família é o maior vinculo de uma criança, e é ao seu exemplo que ela segue, e aos pais devesse o dever de acompanhar seus filhos no desenvolvimento escolar desde uma simples reunião escolar, quanto nas tarefas de casa, e nos momentos simbólicos e afetivos que a escola disponibiliza claro que os pais têm suas atividades trabalhos e compromissos, mas devem conciliar tudo isto para que acompanhem os filhos na infância e adolescência não só na escola como fora dela.
Mas para que ocorra um bom desenvolvimento escolar todos devem estar unidos não só pais e professore e escola, pois também devem participar do crescimento de uma criança, profissionais como psicólogos e outros, pois pra superar um preconceito, uma diferença, uma discriminação ou uma situação de conflito e dificuldade é necessário mergulhar na realidade de cada criança, de cada aluno, e de cada filho, pois cada um vem de uma realidade cultural diferente, de famílias diferentes, e todos pensam e agem diferente.
É necessário ter um panorama geral, pra então ter estratégias de trabalhar com esses diferentes alunos. Também existem as mentalidades que se criaram há muito tempo, mas que até hoje atormentam a nossa sociedade, pois são