Teoria clássica da administração
Camila de Oliveira Ortiz
Teoria Clássica da Administração
(Por Henri Fayol)
2012
Conteúdo
Introdução 3
Teoria Clássica da Administração por Henri Fayol 4
Conclusão 5
Webgrafia 6
Introdução
Este trabalho tem como objetivo o conhecimento geral da Teoria Clássica da Administração segundo o autor Henri Fayol, trazendo sua maneira de administrar que deu origem a Escola Clássica da Administração com ênfase na estrutura da organização.
Trás as funções administrativas e as criticas ainda hoje sofridas na teoria.
Este é um resumo de uma matéria retirada do Google Sites.
Teoria Clássica da Administração por Henri Fayol
A Teoria Clássica da Administração iniciou-se na 2ª Revolução Industrial, que ocasionou uma evolução que foi acompanhada por um crescimento do capitalismo, o que permitiu a criação de grandes empresas.
Coube a Henri Fayol o lançamento de uma Teoria Geral da Administração, que por sua vez deu origem a Escola Clássica da Administração. Há dentro da Teoria Clássica duas perspectivas diferentes: A operacional criada por Taylor e a Administrativa criada por Fayol com ênfase na estrutura das organizações.
Na teoria clássica criada por Fayol, trás como objetivo a produtividade do trabalho abordando a empresa como um todo, e não apenas o trabalhador, visando à estrutura e não a organização.
Fayol afirma que os resultados desejados podem ser alcançados através das previsões científicas e métodos adequados de gerência, e não apenas das qualidades do administrador. Afirma também que todas as empresas podem ser divididas em grupos de funções técnicas, relacionada com a produção de bens e serviços da empresa em questão.
As funções administrativas, não entram em nenhum dos grupos, e para deixar isso claro em sua teoria Fayol define o ato de administrar em cinco funções distintas: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.