Trabalho Ensino Fundamental De Nove Anos
O Ensino fundamental com duração de nove anos foi introduzido no contexto educacional brasileiro, em termos de legislação educacional, em dois momentos relativamente próximos, porém distintos. Inicialmente, por meio da Lei N ° 11.114, de 16 de maio de 2005, modificando o art. 6° da Lei n° 9.394/96 ( LDB), determinando que fosse diminuída de sete para seis anos a idade mínima da criança para ingressar no Ensino fundamental.
O Grande desafio do atual momento histórico, no que diz respeito á educação, é fazer com que ele seja, além de garantido e efetivado por meio de medidas de universalização do acesso e da permanência, uma experiência enriquecedora do ponto de vista humano, político e social, e que consubstancie, de fato, um projeto de emancipação e inserção social. Portanto, que o direito á educação tenha como pressuposto um ensino básico de qualidade para todos ( 2005, p. 16-17).
No entender de Kraner, o reconhecimento do direito da criança á educação, especialmente o direito da criança de seis anos ingressar na primeira série do Ensino Fundamental, leva a uma série de "reconhecimento ". primeiramente reconhecer "as crianças como sujeitos de cultura "e historia social " ( KRAMER, 2006,P.810-8110).
A um debate muito grande que acerca o Ensino de nove anos, está longe de terminar varias questões a serem levantadas e analisadas, é necessario que cada o corpo educativo, cada qual em sua comunidade analise, discuta uma melhor forma para que as crianças não estranhem tanto essa grande mudanças,já que na Educação infantil é mais lúdico, e em algumas escolas professores já iniciam a alfabetização na Educação infantil usando junto á brincadeiras.
É necessario também pensar muito como devemos agir para não acabar julgando antecipadamente a criança de seis anos de idade como imaturos ou incapazes, temos que respeitar a idade da criança e enterder essa mudança para a criança e muito diferente essa passagem de Educação infantil para o