A ampliação do ensino fundamental para nove anos: uma análise critica da proposta pedagógica do município de buriti - ma.
RESUMO:
O trabalho apresentado faz referência a proposta de ampliação do ensino fundamental em nove anos no município de Buriti – MA, onde se faz uma analise dos problemas enfrentados pelo o município durante o processo de implementado do ensino fundamental em nove anos com matricula obrigatória a partir dos seis anos de idade.
Palavras – Chave: Proposta pedagógica, ensino fundamental, ampliação do ensino, criança.
INTRODUÇÃO. O presente trabalho faz uma analise do processo de ampliação do ensino de nove anos no município de Buriti – MA. Onde trata de questões referentes a proposta pedagógica na sua forma de organizar o ensino, como também os blocos de conteúdos a serem aplicados nas escolas. Relata também fatos que ocorrem no município durante o processo de implantação do Ensino Fundamental em nove anos. O trabalho tem grande relevância, pois trata de um tema que é um desafio em todo país, e que é objeto de estudos tanto do governo federal quanto de estudiosos interessados em conhecer a realidade escolar e os problemas que afligem a nação referente a estrutura do ensino no país, principalmente nas escolas públicas de município pequenos onde o desafio é maior devido ao agravamento das condições sociais onde faltam investimentos em todas as políticas públicas. As referências utilizadas neste trabalho foram as seguintes: o parecer CNE/CEB nº 11/2010 aprovado em 7 de julho de 2010, relatando as experiências e as conclusões a respeito da educação no Ensiino Fundamental em nove anos que teve como relator Cesar Callegari, a Proposta Pedagógica de Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos do Município de Buriti-MA e o 3º relatório do programa de ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos do Governo Federal. Estes documentos deram sustentação as idéias aqui apresentadas.
1. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS DE BURITI – MA.
Ao estudar a proposta de ampliação do ensino