Trabalho Educa O
RESUMO:
Este trabalho discute o cotidiano de educação da criança pequena a partir de um olhar sobre o trabalho pedagógico desenvolvido em um espaço educativo de crianças situado no espaço de uma universidade pública do
Rio Grande do Sul. Apresenta-se e discute-se o cotidiano como categoria teórica do trabalho. Demonstram-se as escolhas feitas para a realização do estudo de caráter etnográfico, demarcando a opção por registros e discussões de Cenas do Cotidiano. Relacionam-se na Análise dos Dados as forças que se mostraram nas Concepções de trabalho pedagógico presentes no cotidiano; a Coexistência de forças no cotidiano de educação de crianças pequenas e Nos cenários os atores: no espaço de formação acadêmica o espaço da criança. As principais aprendizagens que advém dessa pesquisa consistem na consideração de que, para se pensar outra perspectiva de trabalho pedagógico junto à criança pequena, na educação infantil, precisamos investir em processos formativos em que os adultos se comprometam com a infância e sua educação. Isto envolve trabalhar pela sedução e o encantamento ético, pelas escolhas de estar e permanecer com as crianças.
Na Educação Infantil os aspectos que dizem respeito às rotinas e as ações de educação e cuidado que se desenvolvem nas instituições demarcam, ou devem demarcar o caráter pedagógico das práticas desenvolvidas com a criança. Ou seja, há um conjunto de ações que caracterizam o trabalho pedagógico e, por conseguinte as práticas desenvolvidas com as crianças pequenas, essas se diferenciam pela dimensão institucional e pelas características da faixa etária com que se trabalha. Com esse conjunto de ações, consideram-se também as concepções e os posicionamentos expressos, visivelmente ou não pelos adultos que atuam nos espaços educativos de crianças pequenas.
No trabalho pedagógico estão presentes as dimensões institucionais nas quais a
Educação Infantil se desenvolve, ou