Trabalho Educa O
Para Mialaret (1971, 1974), a Psicologia da Educação deve ocupar-se primeiramente da análise dos comportamentos e dos processos psicológicos que surgem nos alunos como resultado das intervenções psicológicas. Deste modo, a Psicologia da Educação configura-se como uma disciplina científica diferente da Psicologia e da Pedagogia. Léon (1966) e Gilly (1981-82) insistem em que a Psicologia da Educação não se limita a aplicar o conhecimento psicológico à educação e ao ensino, mas contribui para o enriquecimento da Psicologia e das ciências pedagógicas.
De acordo Erikson (1963), as bases do ajustamento pessoal e social são estabelecidas durante os primeiros doze anos de vida, ao longo dos quais a criança se torna progressivamente mais independente, competente e envolvida no mundo e consciente de si mesma.
Embora a construção de um repertório socialmente habilidoso se dê em interações entre pais e filhos, irmãos, colegas de escola, amigos, comumente ocorrem falhas nesse processo de aprendizagem, havendo défice nas habilidades sociais (Gomide, 2003).