Desafio Profissional Copia
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Recomendações Finais 9
Referências 10
INTRODUÇÃO
Foram escolhidos dois (2) municípios da metade sul do estado do Rio Grande do Sul para um levantamento sobre à sua administração pública. Cada município apresenta uma população inferior a 200 mil habitantes. Foi realizado uma análise do funcionamento de modalidades de instrumentos de controle social e transparência, e proposição de programas de intervenção aplicáveis à administração pública.
O município de Capão do Leão, situado a 265 km de Porto Alegre, tem uma população de 24.300 mil habitantes segundo Senso realizado em 2010. A economia do município tem como base a agricultura, a extração mineral em geral e o comércio de pequeno porte e industrias de pequeno, médio e grande porte. O município tem uma universidade a UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), localizada em uma área do município, junto a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias). As duas instituições governamentais possuem suas sedes de direção e reitoria na cidade de Pelotas/RS, porém, usam áreas do município de Capão do Leão para pesquisas e aulas.
O município de Bagé, situado a 374 km de Porto Alegre, tem uma população de 116.792 mil habitantes segundo Senso realizado em 2010. A economia da cidade é agricultura e a pecuária e comércio local. Bagé também é uma cidade universitária sendo duas (2) universidades particulares (Universidade da Região da Campanha, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai/Anglo-Americano), uma (1) Universidade federal a UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), um (1) Instituto federal (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) e uma (1) universidade estadual (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Também e sede da 3ª Brigada de Cavalaria Motorizada do Exército Brasileiro.
São duas cidades de pequeno porte econômico, mas que as duas têm como base a agricultura e comércio local. O município de