Bibliologia
Aluno: Renato Francisco de Carvalho
Professor orientador: Marco Roberto Kogima
Curso Metodologia Acadêmica
1º/06/12
RESUMO
A presente pesquisa visa aprimorar o conhecimento científico, não só apenas de uma mera investigação, mas sim um aprofundamento para que ela seja satisfatória no seu final. A educação é um direito de todos, mas poucos têm esse privilegio em concluir os ensinos fundamental, médio ou superior.
Precisamos aprimorar o nosso intelectual e o conhecimento, buscando todas as fontes de pesquisas para chegar a uma conclusão satisfatória ao seu final. Servir a sociedade de modo formal e política, mesmo assim, terá que construir conhecimento, interno e externo.
O Governo investe em propagandas para incentivo a educação, mas na realidade não tem interesse algum em deixar a população culta.
1. INDROTUÇÃO
A Universidade poderia ser uma das instituições mais relevantes da sociedade e da economia, desde que fosse o lugar privilegiado da construção do conhecimento e da educação de novas gerações. Enquanto permanecer na condição de centro de treinamento de recursos humanos, pode até satisfazer o ego da classe média e alta em termos de acesso a diploma, mas pratica a subalternidade do conhecimento meramente copiado. Transmitir conhecimento é fundamental para a sociedade e a economia, mas não passa de insumo. E mais: para fazer somente isto, não necessitamos de universidade, porque o uso inteligente dos meios modernos de comunicação a substitui com ampla vantagem. Insubstituível seria, se fosse o lugar privilegiado da construção do conhecimento e referência inequívoca da aprendizagem reconstrutiva política, o fator decisivo da oportunidade de desenvolvimento1. A ligação com o mercado é necessária, por certo, mas instrumental. Sua referência central sempre será a cidadania, ou, o espectro das necessidades e potencialidades humanas da