Bibliologia
Bibliologia é o termo teológico que indica o estudo das Sagradas Escrituras.
A Bíblia é a mensagem de Deus aos homens, ela traz a AUTOMANIFESTAÇÃO de Deus.
Tudo que sabemos e ainda saberemos a respeito de Deus é porque ele quis manifestar-se.
A NECESSIDADE DAS ESCRITURAS
Antes da queda do homem, as condições de comunicação e de relacionamento com Deus eram diferentes das condições atuais. A comunicação e o relacionamento eram diretos e promoviam a comunhão intensa entre Criador e a criatura.
A Escritura Sagrada foi enviada por Deus, a fim de preencher as condições para a restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos na queda.
A RAZÃO DAS ESCRITURAS.
A razão de Deus ter-nos dado as Escrituras é que sendo ele infinito e os seres humanos finitos, não poderíamos conhecê-lo, nem ter comunhão com ele, a menos que ele se revelasse a nós.
REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS
A definição teológica de revelação é desvendar o que está encoberto. Revelação é a automanifestação de Deus, é a comunicação que ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares com propósito de entrar em relacionamento redentor com elas.
A Bíblia é a revelação.
Existem duas categorias de Revelação:
Revelação Geral é uma revelação superficial onde Deus se comunica através da natureza, da historia e da constituição do ser humano: física, emocional, mental, moral e na sua religiosidade, o que indica a sua espiritualidade.
Os dois aspectos da Revelação Geral.
1º É acessível a todos.
2º O conteúdo da sua mensagem: É simples, claro e menos detalhado e obtém – se pela observação, contemplação e meditação da natureza, do mundo e em tudo que nele encontramos.
Revelação Especial – essa revelação é mais objetiva e diz respeito as comunicações particulares e manifestações de Deus para pessoas especificas ( profetas e escritores sagrados) em tempos,lugares e épocas diferentes. O acesso a estas comunicações e manifestações sé existe pela consulta