Bibliologia
Bibliologia da bíblia
2014
A.C.A.O.S.
Bibliologia da bíblia
Esse estudo tem como objetivo principal responder algumas das questões mais triviais a respeito da bíblia. Perguntas como: É ela verdadeiramente a palavra de Deus?
Qual o principal objetivo da bíblia? Ela se contradiz? Porque devo crer na bíblia? E outras que não se pode responder com duas ou três palavras.
Que possamos receber revelações do próprio Deus ao longo de todo esse trabalho. 2014
Introdução
O título deste trabalho causa certo impacto, pois parece trazer uma repetição, ou termos que juntos explicam-se por si sós.
Quando ouvimos a palavra bibliologia ligamo-la automaticamente à bíblia, livro tido como sagrado pelo cristianismo.
Para que não venhamos mais a incorrer nesse gravíssimo erro, vamos definir bibliologia.
Bibliologia é a ciência da história e composição dos livros. É o conjunto de conhecimentos e técnicas que abrangem a história do livro, a bibliotecnia, a bibliografia, a bibliotecologia, a biblioteconomia e a bibliofilia, e se relacionam com a origem, evolução, produção, publicação, descrição, enumeração, conservação e restauração dos livros, e a organização deles em coleções gerais ou especiais para uso público ou privado.
O profissional dessa área é o bibliófilo.
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Novo dicionário da língua portuguesa. 12a. impressão. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1975. p. 202
Ou seja, bibliologia é uma ciência que estuda livros, entre os quais a nossa Bíblia Sagrada está catalogada.
A bibliologia da bíblia
Todas as vezes que preparo um estudo, dedico-me também a definir alguns termos que considero importante para melhor compreensão do mesmo.
Dessa forma, questões como “defina morte”, “defina amor”, “defina profeta”, etc., são comuns. Não que eu queira constranger ninguém. Tento apenas mostrar às pessoas o quão longe estamos de uma fé firme. Uma fé com base na verdade.
Costumo dizer aos irmãos