Paper para metodogia
A principal arma para fazer toda essa lavagem cerebral, e a crença no "demônio" um ser lendário, um mito que surgiu provavelmente no judaísmo. Esse medo desse ser lendário é colocado como ameaçada por esses pastores para escravizar essa gente humilde e na maioria analfabeta que chega nestas seitas buscando uma solução para seus problemas. Assim esses pastores conseguem todo lucro que quiserem. Tem gente que é capaz de arrancar até a roupa do corpo. De acordo com MASLOW, (2000, p. 262), a importância do clero regular foi enorme. Tudo que temos de mais rico em termos do saber e da cultura clássica chegaram até os nossos dias através dos manuscritos feitos pelos monges copistas.
GOLF (2005), afirma que as regras das ordens religiosas eram direcionadas aos votos de pobreza, castidade, caridade e obediência ao abade.
Almeida (2009, p.17) comenta sobre a igreja como forma de estado que:
Durante todo o período medieval as autoridades eclesiásticas impuseram uma rígida concepção do mundo, com base em princípios que se queriam eternos e imutáveis.
Os tribunais do Santo Ofício exerciam uma censura de caráter moral, político e religioso, sendo os réus submetidos a torturas, a longos períodos de prisão ou à morte na fogueira. Os interesses do Estado era muito claro, o lucro. E como naquela época a igreja católica era de muita influência, eles manipulavam a cabeça da sociedade, através de discursos e até mesmo de ameaças.
REFERÊNCIA
MASLOW, Johnny. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasiliense Editora, 2000.
GOLF, Jacques. Em busca da idade média. 1. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2005.
ALMEIDA, Karen. Falando sobre idade média. 1. ed. Rio de janeiro: Perspectiva,