Ação do espírito de deus
A Bíblia nos declara a existência do Espírito Santo, nos explica que Ele é uma Pessoa, um Consolador, um Companheiro em todas as etapas da vida cristã, Seu poder é manifestado desde a fundação do mundo, também faz parte da Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo).
Entendemos que, Suas manifestações no Antigo Testamento eram apenas em reis, sacerdotes e profetas, mesmo assim Sua permanência era rápida com duração enquanto estavam em batalhas, profetizando ou precisavam de orientação.
Depois da morte de Jesus Cristo, Ele declarou que ia para o Pai, mas, não nos deixaria órfãos, enviar-nos-ia o Consolador, “Espírito Santo”, para viver nos homens transformados em uma nova criatura, batizados por imersão, um vaso, um odre novo para ser cheio do óleo do Espírito.
Ansiar pela busca do Espírito Santo nos ajuda a ter comunhão com Ele, pois, Seu maior desejo, estar em comunhão com os homens, servos de Deus, para as manifestações de Seu Poder. A palavra nos ensina que sem a ajuda do Espírito Santo não podemos chegar a Deus o Todo-Poderoso, e se houver blasfêmia contra Ele, não haverá perdão apenas condenação.
O mundo resiste á Ele, mas, quem crê e já O conhece pode apagá-Lo através da acomodação, que leva ao esfriamento espiritual (a perda pelo interesse na obra de Deus), e conseqüentemente a queda (que é pecar, desobediência á Deus).
Nos dias atuais temos o privilégio de ter o Amado Espírito Santo vivendo em nosso ser, se nos entregamos totalmente a Ele, com certeza milagres acontecerá.
Ações do Espírito de Deus
O Espírito Santo no Antigo Testamento
O princípio da hermenêutica é que quando a Palavra de Deus cita pela primeira vez alguém, ela descreve sobre as características da pessoa de quem fala. Em Gênesis 1:2 Deus fala da pessoa do Espírito Santo, e podemos conhecer uma das Suas características que é o mover – “… e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” - dentro do Antigo Testamento também encontramos várias