teologia A T
Emanuela Marcela Andreato
Profª Mestre Silvio Junior Faustini
Instituto Teológico Quadrangular
Teologia do Antigo Testamento
24/05/13
RESUMO
No velho testamento encontramos o Espírito Santo muitas vezes atuando na vida de homens e através deles realizando coisas extraordinárias. Os profetas foram levantados como verdadeiros porta voz, aqueles que falam em nome de outrem, falaram cheios do Espírito a poderosa mensagem de Deus de forma verbal e escrita, “e assim diz o Senhor” é uma referência ao Espírito Santo. Essa capacitação para falar em nome de outrem, dada pelo Espírito Santo mostra a atuação desse agente poderoso. A terceira pessoa da trindade também é atuante no A.T.
Palavras-chave: Espírito Santo; A Ação do Espirito nos Profetas; A ação do Espírito de Deus nos líderes de Israel.
1 INTRODUÇÃO
No relato da história de Israel percebemos o Espírito Santo por toda a escritura na criação, na vida dos patriarcas.
Particularmente no A.T. o Espírito Santo tem uma relação muito grande com os profetas, pois os mesmos falavam sob a direção e unção do Espírito de Deus.
Assim entendemos que ainda que tenhamos uma ação direta em distinção do Espírito Santo no A.T. semelhante a que temos no N.T. sua revelação e atuação na obra da criação, na vida dos homens e na história de Israel é esplendida, pois o mesmo Espírito opera todas essas coisas... ( I Co 12:4,5,6).
Na narrativa da Bíblia alguns profetas predisseram que nos dias do Messias Deus concederia uma difusão liberal do Espírito Santo, nova, diferente, extraordinária e acessível a todos os cristãos.
O Espírito Santo de Deus é eterno, no tempo do Antigo Testamento.
A palavra hebraica para “Espírito” é ruah que, às vezes, é traduzida por “vento” e “sopro”. Sendo assim, as referências no AT ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus (e.g., Gn 2.7; Ez 37.9,10,14) também podem referir-se à obra do Espírito de