Pneumatologia
Karla Monteiro Sanches de Moraes Fonseca
- O que é pneumatologia?
Na teologia cristã, a pneumatologia refere-se ao estudo do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade. De acordo com o Guia de Estudos, a expressão Pneumatologia significa compreensão ou conhecimento (logia) bíblico-teológico sobre a doutrina do Espírito Santo – em hebraico chamado “Ruah” e, no grego, “Pneuma”, ambos com sentido de vento, força vital, espírito.
- Qual é o tempo do Espírito Santo?
O tempo do Espírito Santo é o tempo da ação, da intervenção transformadora de homens e mulheres sobre si mesmos, sobre as demais pessoas, a sociedade e o mundo, num processo histórico dialético.
A ação transformadora se dá em diferentes modalidades, que vão da passividade do indivíduo até o grau mais radical de atividade, que é a revolução. Nesse processo, há ainda os estágios da atividade e resistência, mas todos eles acontecem na história, em meio a suas contradições, não se caracterizando de forma alguma como um progresso positivista. Até mesmo porque não se trata de evolução humana, mas da ação do Espírito Santo nas pessoas que O desejam, apesar de suas limitações. Afinal, é o Espírito quem convence do pecado, da justiça e do juízo (cf. Jo 16.8), em suas dimensões individuais e sociais.
Essa é uma reflexão nascida da teologia latino-americana – marcada pelo conceito de libertação – e desenvolvida por Comblin. Nogueira comenta sobre essa importante contribuição teológica em Panorama da Literatura Pneumatológica Publicada no Brasil nos Últimos Trinta Anos: “O Espírito realiza sua obra pela ação (...) o Espírito faz os homens entrarem no tempo da ação, que é seu tempo” (NOGUEIRA, 1998, p.263).
- Qual o sentido teológico da ação do Espírito Santo no ministério de Jesus Cristo, segundo os evangelhos canônicos?
Observando os Evangelhos Canônicos percebemos que Jesus Cristo agia com e por intermédio do Espírito Santo de Deus. O Espírito esteve