O espírito santo e a renovação da humanidade
Teologia Sistemática
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Teologia Sistemática, do Curso de Teologia a Distância da Faculdade Teológica Sul Americana.
São Paulo
Maio de 2011
Introdução
“No princípio Deus criou os céus e a terra.....e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1-2
Ao abrirmos nossas bíblias na primeira página, do primeiro livro, lendo os primeiros versículos, encontramos na narrativa da criação a presença de Deus e do Espírito Santo, as duas pessoas da trindade divina, a terceira pessoa desta aliança estava em Deus na forma de verbo, palavra divina que mais a frente se faz carne e habita entre nós, Jesus Cristo, o filho de Deus.
Deus Pai,Filho e Espírito Santo, três pessoas em um único ser, poderíamos até parafrasear a inesquecível frase dos três mosqueteiros : um por todos e todos por um , se essa perfeita tríade não fosse um único ser também.
Os três antes ,durante e depois da criação, operando, existindo,criando, trazendo a existência o que nunca antes existiu.
Proponho-me aqui, correndo sérios riscos, de cometer graves erros e desenganos, ao escrever sobre a ação do Espírito Santo na vida do homem, auto risco considerando que a atuação trina que opera o agir e o efetuar são tão ao mesmo tempo únicos e tão específicos, temo não ser justa e correta.
Em tempos onde risos,choros, êxtases,adivinhações são chamadas como presença do Espírito Santo, podemos ser incompreendidos ou até mesmo julgados como loucos. Assim tomarei a bíblia como diretriz de minha explanação e palavras de um grande teólogo, a quem tenho profunda admiração, Julio Paulo Tavares Zabatiero, que com extenso conhecimento e entendimento descreve a atuação do Espírito Santo na renovação da humanidade. Completando usarei também, estudos de James Innell Packer, um teólogo anglicano que com tremendo conhecimento