O espirito santo
Introdução
Nesse estudo trataremos do seguinte assunto, o “Espírito Santo” da seguinte maneira: * Quem é o Espírito Santo? * Como foi ação do Espírito Santo no Antigo Testamento? * Como foi a ação do Espírito Santo no Novo Testamento e na vida de Jesus? * Como Ele foi liberado sobre as nossas vidas? * Qual a função D’Ele em nossas vidas? * Conclusão.
Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo, denominado “o Espírito”, “o Santo Espírito”, “o Espírito de Deus”, “o Espírito do Filho de Deus” e o “Consolador”, é o mais misterioso participante da trindade formado por Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito (o Espírito Santo). Muita gente não consegue assimilar a ideia de que Deus são três pessoas, embora sendo uma só. Na verdade, nunca iremos compreender inteiramente o conceito deste aspecto divino.
Alguns, no entanto, pensam no Espírito Santo de modo equivocado, não propriamente como uma pessoa.
Como foi a ação do Espírito Santo no A.T?
Diversas vezes a Bíblia descreve a atuação do Espírito Santo no AT. Vejamos algumas: * O Espírito Santo na criação: A primeira referência ao Espírito Santo no AT é em Gn 1.2, onde a Bíblia diz que “… o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.Algumas versões trazem “mover-se”, mas a palavra hebraica é “estar sobre”. Assim como uma galinha fica sobre seus ovos para chocá-los e trazer nova vida ao mundo; da mesma maneira o Espírito Santo pairou sobre a criação, para encher seu vazio com as várias formas de vida, de onde resultou o relato de Gênesis 1 e 2. Assim, desde o princípio, o Espírito Santo estava ativo na criação, junto com o Pai e o Filho (Jó 26:13; 33.4; Sl 33:6; 104:30). * O Espirito Santo agindo na vida dos lideres de Israel: No AT, o Espírito Santo atuava, principalmente, na vida dos juízes, profetas, sacerdotes e reis, como por exemplo: Josué (Nm 27:18-21); Otoniel (Jz 3:9-10; José (Gn 41:38-40); Bezaleel (Êx 35:30-31); Moisés (Nm 11:16,17);