Relatório do laboratorio
ESCOLA DE ENGENHARIA
Disciplina: Tópicos de Física
Turma: Civil / noturno
Data de realização do experimento: 18/10/12
Nome do experimento/aula: Velocidade média utilizando dominós.
Introdução
O referido trabalho vem a apresentar o relatório técnico do experimento realizado no laboratório de Física na da data 18/10/2012, tal experimento visa compreender o movimento retilínio através da cinemática dos dominós, foram 100 peças de enfileirados um atrás do outro e com diferentes distâncias entre cada peça.
E importante ressaltar que além dos dados da experiência do meu grupo, relato também dos dados das experiências dos grupos vizinhos. Para pesquisa bibliográfica foi utilizada internet e consulta em livros.
Objetivo
Relacionar a velocidade média escalar da queda das 100 peças de dominó de acordo com o espaçamento adotado entre as peças.
Materiais e Métodos
Primeiro passo é separar todas as 100 peças do dominó e fazer uma fila de dominós igualmente espaçados, esta fila deve ser reta. Faça isso com vários espaçamentos diferentes, o objetivo até aqui é associar a distância entre cada ente com o deslocamento da frente de movimento do sistema. Para que seja possível uma otimização da velocidade da frente de deslocamento teremos que marcar o tempo com que damos início ao movimento até o término do movimento, isso é feito para cada distância entre os entes. Ative o cronômetro junto com o peteleco que dará início ao movimento e desative-o quando o último dominó cair. De posse dos dados do tempo total e da distância total do percurso você poderá calcular a velocidade média para cada distância entre os dominós.
Disponibilize numa tabela os seguintes dados:
* Espaçamento entre os dominós
* Tempo da queda de todos os entes de uma fila
* Distância total da fila de dominós
Ache a velocidade da frente de queda do deslocamento pela equação: