relatorio laboratorio
Introdução
O presente relatório abordará sobre a visita efectuada ao laboratório de análises clínicas do Hospital Central de Nampula (HCN) no dia 26 de Fevereiro de 2014 pelos estudantes de Medicina Geral na cadeira de Laboratório tendo como objectivo conhecer o estabelecimento, seus compartimentos, tipos de análises feitas e o equipamento usado para estas. Foi de auxílio durante a visita alguns técnicos que estavam presentes e que tornaram esta possivel.
O LABORATÓRIO
A palavra laboratório provém da união de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão. Assim, o laboratório é um local de muito trabalho e muita concentração. Este ambiente é um recinto construído especialmente para a execução de experiências, local adequado para o trabalho de identificação, separação e determinação da quantidade de substâncias bem como, da preparação e obtenção de novos produtos. Resultados tais que podem ser utilizados para uma série de estudos, entre estes, para a pesquisa do funcionamento de organismos, de doenças e de novos medicamentos. Pelo grau de sua importância, faz-se necessário que haja um mínimo conhecimento de como é um laboratório, como se trabalha nele, os cuidados que se deve ter e a aparelhagem básica nele existente.
Um laboratório de análises clínicas ou laboratório de patologia é o local que fornece serviços para diagnósticos médicos. Os laboratórios de análises clínicas também fazem teste de DNA, bem como testes de saúde para fazer exames e cirurgias, teste do pezinho, biópsia, espermograma, exame micológico, exames demissionais, exames admissionais, preventivo, testes de drogas e álcool e muitos outros. Alguns exames patológicos podem ser colhidos em casa, para isso o paciente precisa ir até um laboratório para pegar o kit de coleta, e após recolher as amostras, o paciente terá que devolver o kit com as amostras ao laboratório para análise. Os resultados podem ser enviados