Relatório de laboratorio
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL
RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO – LIMITE DE LIQUIDEZ E LIMITE DE PLASTICIDADE
CUIABÁ – MT
JUNHO/2014
MAÍSA NAGANO MORO
RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO – LIMITE DE LIQUIDEZ E LIMITE DE PLASTICIDADE
Relatório referente à disciplina de Geotecnia como requisito de obtenção de nota parcial no 2º bimestre de 2014/1.
DOCENTE: Maria Aparecida Rodriguez
CUIABÁ – MT
JUNHO/2014
INTRODUÇÃO
Solos são materiais resultantes da decomposição das rochas pela ação de agentes de intemperismo. Para fins de pavimentação considera-se como solo todo material inconsolidado ou parcialmente consolidado, inorgânico ou não, que possa ser escavado sem o emprego de técnicas especiais, como por exemplo, explosivos.
Um solo argiloso, dependendo de seu teor de umidade, pode apresentar características iguais às de um líquido ou de um sólido. Entre esse dois estados limites, o solo passa por um estado plástico e por um estado semi-sólido. São os estados de consistência do solo.
Limite de Liquidez (LL) – é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico; é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande.
Limite de Plasticidade (LP) – é tido como o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tornando-se quebradiço; é a umidade de transição do estado plástico para semi-sólido.
OBJETIVO
Realizar os ensaios de Limites de Atterberg visando obter os valores de Limite de Liquidez (LL) e Limite de Plasticidade (LP).
MATERIAIS E MÉTODOS
Este