Paper
RESUMO: De maneira geral, pode-se dizer que educação é o processo pelo qual são transmitidos ao indivíduo os conhecimentos e atitudes necessárias para que ele tenha condições de integrar-se à sociedade. Nas comunidades mais simples, a aquisição de conhecimentos não exigia estabelecimentos especialmente destinados às tarefas educativas; a aprendizagem se realizava naturalmente, pois a criança participava dos trabalhos comuns e conforme crescia, o papel que desempenhava nas comunidades definia-se cada vez mais. Mas, a especialização de tarefas dentro da sociedade levou à criação da aprendizagem diferenciada e a cristalização de classes sociais com interesses antagônicos transformou a educação num instrumento perenizado dessa divisão. Partindo dessas assertivas, este trabalho tem como objetivo buscar informações sobre como se deu a educação nos aldeamentos indígenas do Brasil Colônia sob a direção dos padres jesuítas. Investigando a intenção desses primeiros educadores, quais os recursos utilizados no processo ensino-aprendizagem da época e outras questões pertinentes ao tema, a metodologia fundamentou-se prioritariamente, na pesquisa bibliográfica. Buscou-se variadas leituras desde autores tradicionais da historiografia brasileira até artigos de revistas especializadas em história. Não pode ser apresentado um resultado final, pois o trabalho ainda se encontra em elaboração.
Introdução
Organizados e administrados por Jesuítas no Novo Mundo, os aldeamentos indígenas – também chamados missões ou reduções – fizeram parte de uma grande obra evangelizadora e civilizadora.
“Educação Jesuíta: objetivo, metodologia e conteúdo nos aldeamentos indígenas do Brasil Colônia” busca apreender como se deu o trabalho educacional nesses espaços determinados que inseriam-se num contexto bem mais amplo.Através de uma vasta pesquisa bibliográfica, esta investigação acabou julgando