Trabalho E Educa O
Neste artigo, Saviani (2007) discursa sobre a relação trabalho e educação. Nessa análise percebe-se que acontece uma certa separação dessas instâncias no decorrer do processo histórico mas, do mesmo modo, percebemos uma indissolubilidade desses termos. A contextualização perpassa por diferentes sociedades (comunal, escravista, feudal e a burguesa) e até a sociedade contemporânea capitalista que nos encontramos hoje em dia. No final da obra, a organização do sistema de ensino é refletida nos diferentes níveis na educação básica (‘educação unitária’) e a ideia do trabalho como principio educativo na atualidade finaliza as reflexões.
Segue algumas questões levantadas, seguidas de informações da obra e/ou de indagações pessoais:
§ Qual a relação entre trabalho, educação e o homem? Segundo Saviani o trabalho e a educação são atributos acidentais e fundamentais do homem.
§ O que é o trabalho? O que é o homem? O que diferencia o homem de outros seres da natureza e da própria natureza? Muitas das ideias trabalhadas da separação do homem pela suas atividades e domínios sobre a natureza, onde o homem pode transformá-la segundo suas necessidades, é um princípio também da geografia crítica. Saviani (p.154) mostra a questão da consciência humana, sua capacidade de produzir seus meios de vida e de adaptar a natureza as suas necessidades é o que diferencia como homem, e tudo isso é através do seu trabalho. Sendo assim, a essência do homem é o trabalho.
§ O que garante a existência humana? A educação. O homem forma-se homem, pela produção e pelo processo educativo. O trabalho define a essência humana (p.155).
§ Para classes sociais diferentes há formações educacionais diferentes, em termos de qualidade e finalidade? Saviani faz uma relação com as mudanças na organização da sociedade, inicia-se a divisão social do trabalho, surgindo assim classes sociais e diferentes tipos de educação.