Trabalho direito
A família de nossos dias é integrada pelas pessoas que, com os pais, formam o grupo submetido à comunhão de vida, de domicílio e de patrimônio (pais e filhos não casados), em especial nos grandes centros urbanos. Nos dias atuais, a evolução do Direito de Família desperta muito interesse de todos na sociedade brasileira, notadamente por conta das muitas mudanças que passou e vem passando; Pela inversão de valores, pela liberação sexual das mulheres, pela igualdade jurídica dos cônjuges e dos companheiros, pela modificação dos padrões de conduta social e das estruturas de convívio familiar, e tantos outros fatos que demonstram a relevância e atualidade do tema versado.
É Imprescindível entender que a grande transformação estrutural ocorrida na família influiu de forma muito positiva para a evolução da mesma, o que pode ser verificada através das muitas conquistas que trazem uma realidade familiar diferente, mais aberta e descontraída .A realidade familiar não mais aceita ser regida sob a defesa matrimonial e patrimonialista do Código Civil de 1916. O processo de constitucionalização do Direito vem a reforçar esta necessidade insustentável de mudança na seara familiar atual.
2. FAMLIA COM BASE NA REALIDADE SOCIAL
Em virtude das enormes mudanças das estruturas políticas, econômicas e sociais da sociedade despontam novas formas de convívio, promovendo uma reformulação do conceito de família na realidade mundial globalizada.Entretanto, isso não implica defesa em torno de qualquer modelo familiar, mas somente naqueles que sejam construídos em bases sólidas e respeitosas, nas quais estejam presentes o dever de colaboração, de solidariedade e de reciprocidade entre os membros da família. Enfim, as relações familiares devem obedecer os valores fundamentais do sistema atual.
Em decorrência da família refletir certo contexto histórico, pode-se constatar as marcantes influências burguesas do século XIX no Código Civil de 1916, o qual denota o