Trabalho De Tribut Rio
2° BIMESTRE:
1. O ‘salto cognitivo’ tem uma intima ligação com o Direito (mundo jurídico)?
Sim, anterior a revolução cognitiva, o Homo sapiens era semelhante aos outros animais. Mas, há 70 mil anos, principiamos a inventar códigos de comunicação complexos. O que permitiu ao homem se arranjar em grandes grupos, sendo um dos motivos para ele imperar sobre centenas de animais, até mesmo outras espécies humanas.
As características gravar no nosso código genético apesar dos milênios na selva permanecem lá. Incluindo nossos hábitos alimentares, conflitos e sexualidade sendo resultado nossas mentes de caçadores/coletores interagindo com celulares, metrópoles, etc. Nosso DNA ainda acha que permanecemos na savana africana.
Nossas capacidade de discernimento fez de nós a única espécie capaz de criar ficção. Foi isto, diz Harari, que possibilitou a expansão da social, sem esta religião, empresas e dinheiro seriam obras de ficção. “Toda cooperação humana — seja um Estado moderno, uma igreja medieval (...) — se baseia em mitos partilhados que só existem na imaginação coletiva”, afirma o livro. Mas são esses subsídios que nos conectam em torno das distintas comunidades.
A revolução cognitiva nos arrastou à revolução agrícola, há aproximadamente dez mil anos. Há 500 anos, surgiu a revolução científica e 250 anos depois, a revolução industrial. Chegou a revolução da informação, há cinco décadas, que nos arrastou à revolução biotecnológica. Harari acha que o sapiens pode estar próximo do fim. Seria trocado por castas de humanos geneticamente modificados e “amortais”.
2. O que lhe diz a ‘Lenda da Pegeout’?
Significa dizer que para se ter um limite critico, não necessita de hierarquias formais, títulos e livros de direito para manter a ordem, ou seja, pode funcionar muito bem as relações com um mínimo de disciplina formal, a depender do tanto de indivíduos, pois não é possível comandar milhares da mesma forma que se comanda um pequeno grupo (pelotão). A