Trabalho de terapia psicodinamica
No presente trabalho abordaremos sobre a terapia psicodinamica, veremos que encontra-se ligada aos princípios da teoria psicanalítica, onde se afirma que o comportamento de uma pessoa é afectado pelo seu inconsciente e por experiências passadas.
Iremos falar também sobre as neuroses que é um termo que refere-se a qualquer desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade, veremos que existem cinco tipos de neurose, descreveremos cada uma delas.
Um caso clinico será retatado durante a esplanação e veremos o papel do teraputa durante a sessão de terapia. Por ultimo concluiremos que a terapia Psicodinâmica é um método cientifico, interactivo, baseado na relação com o psicoterapeuta, com o objectivo de ajudar pessoas com dificuldades em gerir o seu sofrimento.
Terapia psicodinâmica
Em termos históricos, a terapia psicodinâmica encontra-se ligada aos princípios da teoria psicanalítica, onde se afirma que o comportamento de uma pessoa é afectado pelo seu inconsciente e por experiências passadas. Hoje em dia os terapeutas que recorrem a terapia psicodinâmica não costumam aplicar os métodos psicanalíticos. Em vez disso, a terapia psicanalítica ajuda as pessoas a desenvolver um maior grau de autoconsciência e a compreender melhor as próprias acções.
Ela ajuda os pacientes a identificar e a explorar de que forma as suas emoções e motivações inconscientes podem influenciar o seu comportamento. Por vezes algumas ideias ligadas à terapia psicodinâmica surgem ligadas a outros tipos de terapias, como a TCC ou a TIP, no tratamento de vários transtornos mentais. Os estudos sobre a terapia psicodinâmica apresentam resultados variados.(Hegenberg.2004)
A terapia psicodinâmica é um termo genérico que abarca todos os tratamentos de natureza analítico. Provavelmente, a maioria dos psicodinamicistas seguem os ensinamentos de Freud. Neste tipo de terapia, o terapeuta mantém sua própria personalidade fora do quadro. Este é um aspecto vital da psicoterapia