psicanalise e psicoterapia de apoio
Psicanálise e Psicoterapia de Orientação analítica 3
Perspectiva Psicanalítica Sigmund Freud (1856-1939) 3
Fundamentação teórica: 3
A técnica da Psicanálise 3
Carl Gustav Jung (1875-1961). 4
A técnica da psicoterapia de orientação analítica 4
Mudanças nas psicoterapias psicodinâmicas 4
Objectivos das terapias psicodinâmicas 4
Indicações da Psicanálise e de psicoterapia de orientação analítica 4
Contra indicações das terapias de orientação analítica 4
Conclusão 4
Referências Bibliográficas 4
Introdução
O presente trabalho, surge no âmbito das actividades de aprendizagem na Cadeira de Psicoterapia Breve, cujo tema é Psicanálise e Psicoterapia de Orientação Analítica. Sendo Psicoterapia um método de tratamento mediante o qual um profissional treinado, valendo-se de meios psicológicos, especialmente a comunicação verbal e a relação terapêutica, realiza, deliberadamente uma variedade de intervenções com intuito de influenciar um usuário auxiliando-o a modificar problemas de natureza emocional cognitiva e comportamental, há necessidade de se fazer um olhar nas diferentes modalidades psicoterapêuticas, com objectivo de compreender a forma de intervenção ou de tratamento, tendo em conta a especificidade de cada usuário.
Os procedimentos técnicos usados, consistiram na revisão bibliográfica de manuais referentes ao tema em análise e o trabalho está estruturado da seguinte forma: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográfica.
Portanto, espera-se que seja um trabalho que possa trazer uma contribuição positiva na abordagem teórica das psicoterapias.
Psicanálise e Psicoterapia de Orientação analítica
Perspectiva Psicanalítica Sigmund Freud (1856-1939)
De acordo com Hansenne (2003), em 1890 elaborou a primeira teoria dinâmica da personalidade designada primeira tópica cuja estrutura assenta em três elementos: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente, por último, 1923 sucede uma segunda teoria designada