Resenha Texto 5
Matrícula: 11211120029
RESENHA
TEXTO 05 – PSICOTERAPIA BREVE
. O texto se inicia com a apresentação dos principais conceitos teóricos que foram a base para a psicoterapia breve: a teoria psicanalítica e a teoria da crise. O autor discorre sobre a teoria da crise. A crise é resultado de situações desagradáveis e é vivenciada como um estado doloroso, assim há uma tendência de busca de alternativas para se aliviar a dor e voltar ao estado de equilíbrio emocional de antes da mesma. A partir da superação da crise adquire-se experiência e crescimento, além da possibilidade de se alcançar um melhor estado mental. Porém se não ocorrer superação a crise tende a se aprofundar, dando espaço a sintomas psiquiátricos e em casos mais graves pode conduzir o indivíduo a morte por suicídio. Assim, as crises psicológicas podem ser vistas como pontos decisivos de melhora ou piora.
Uma crise pode durar desde poucas horas até seis semanas e se caracteriza por uma fase inicial onde aparece ansiedade e tensão. Após, os mecanismos de solução de problemas entram em ação e sua eficácia dependerá de sua adaptação. Toda a energia do indivíduo estará voltada para a resolução da crise, e se houver sucesso haverão grandes implicações na saúde mental do indivíduo. Com a resolução da crise adquire-se familiaridade com os meios utilizados para sua superação além da capacidade de prevenir problemas futuros.
O autor dá ênfase no fato de que pacientes em crise são receptivos a mínima ajuda e conseguem resultados significativos, diante desse contexto está a grande importância da intervenção. A teoria da crise, além de estudar o normal, também tem um papel preventivo quanto ás dificuldades psicológicas. Visto que a demanda em questão exige uma abordagem dinâmica, e considerando a eficácia dos princípios psicanalíticos nestes casos, o autor afirma que a intervenção na crise e o desenvolvimento de técnicas psicoterapêuticas breves devem ser de natureza