Trabalho de rh
O grande desafio energético mundial é aliar meio ambiente e geração de energia elétrica por meio dos recursos naturais disponíveis. A água, um recurso abundante no planeta, torna-se uma das principais fontes geradoras de energia para suprir a demanda de diversos países. O Brasil, que é um dos pioneiros ao utilizar a água para seu abastecimento elétrico por intermédio das hidrelétricas, e que possui 13,7% da reserva de água do mundo, é capaz de gerar 80% da energia consumida. As usinas hidrelétricas representam 75% da geração elétrica do país.
Fontes de energia
As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não-renováveis). As fontes permanentes são aquelas que têm origem solar, no entanto, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos.
Assim, são considerados os combustíveis fósseis não-renováveis já que a taxa de utilização é muito superior à taxa de formação do recurso propriamente dito.
Fontes de Energia Não-renováveis
Os combustíveis fósseis são fontes não-renováveis de energia: não é possível repor o que se gasta, uma vez que podem ser necessários milhões de anos para poder contar novamente com eles. São aqueles cujas reservas são limitadas. As principais são a energia da fissão nuclear e os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).
Combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis podem ser usados na forma sólida (carvão), líquida (petróleo) ou gasosa (gás natural). Segundo a teoria mais aceita, foram formados por acumulações de seres vivos que viveram há milhões de anos e que foram fossilizados formando carvão ou hidrocarbonetos. No caso do carvão se trata de bosques e florestas nas zonas húmidas e, no caso do petróleo e do gás natural de grandes massas de plâncton acumuladas no fundo de bacias marinhas ou lacustres. Em ambos os casos, a matéria orgânica foi parcialmente decomposta, pela ação da