Liderança
6.1
A Liderança pode ser aprendida?
A liderança é um dos temas mais estudados e, ao mesmo, tempo o menos compreendido das ciências sociais. Estudiosos apontam seguintes e mais importantes correntes significativas que procuram explicar como sugere a manifestação de liderança no relacionamento social.
6.1.1 Teoria da manifestação natural A corrente natural de manifestação da liderança está voltado para a personalidade do líder. O processo de liderança de grupos pode ser explicado isolando-se as características psicológicas, físicas e morais que individualizam o líder. Desta forma a manifestação natural indica o surgimento do chamado “LIDER NATO”. Em resumo, a teoria natural o líder traz consigo, ao nascer, certas potencialidades que o habitam a exercer a liderança em qualquer nível.
6.1.2 Teoria do desempenho de Papéis A característica básica no estudo do processo de liderança leva em conta a distribuição dos papéis num grupo organizado. Para a teoria, cada tipo de situação grupal exige um tipo específico de líder, no sentido, de que são necessários diversos tipos de líder num mesmo grupo.
É na manifestação de papéis que surge a figura do líder informal, o estudo do desempenho de papéis situa a manifestação da liderança entre dois extremos: - O líder, porta-voz espontâneo do Grupo - O líder, produto da autoridade puramente institucional
6.1.3 Teoria Situacional A teoria situacional da manifestação de liderança, para Harry S. Sullivan, a personalidade é uma entidade totalmente hipotética, “uma ilusão” que não pode ser observada e estudada a não ser nas manifestações interpessoais. Assim, o objeto e pesquisa da liderança deixa de ser a “pessoa” e passa a ser a “situação interpessoal”. Na teoria situacional da liderança, o confronto do individuo com a realidade é que leva a um novo estagio de desenvolvimento.
6.1.4
Teoria do equilíbrio A própria atuação do líder depende de sua capacidade de percepção de outras variáveis