Trabalho de RH
No cenário marcado pela globalização, como Chiavenato (2004) afirma, é importante haver uma flexibilidade no interior das organizações. Entretanto, mesmo diante de intensas e rápidas mudanças, das necessidades de adaptação, da concorrência, a modelagem dos cargos continua sendo fundamental. É a modelagem dos cargos ou o desenho organizacional, como um todo, que oferecerá ao funcionário um respaldo para sua atuação. A modelagem não deve engessar o funcionário, mas fornecer a ele segurança e liberdade no agir. A definição das tarefas é fundamental para evitar o retrabalho, o desperdício de recursos e para que haja sintonia entre os diferentes setores organizacionais.
Mais do que simplesmente chefiar, liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhe em equipe e gerem os resultados desejados pela empresa. Para isto, um líder deve possuir habilidades como capacidade de motivar e influenciar as pessoas que trabalham com ele e qualidades como dedicação, equilíbrio e vocação.
O líder é um agente estratégico dentro da organização. Em grande parte, dele dependem os bons resultados e o crescimento do negócio. No caso das micro e pequenas empresas, geralmente este papel é desenvolvido pelo próprio empreendedor.
Atração e Retenção dos Talentos nas organizações
As mudanças nos setores estão ocorrendo de maneira muito rápida. Empresas abrindo e se desenvolvendo e outras fechando. Porém uma coisa todas estas empresas tem em comum, as pessoas. Para atrair e reter talentos, a primeira coisa que a organização tem que possuir é uma política de Recursos Humanos bem estruturados, de uma forma bem transparente, onde os profissionais que serão contratados consigam se imaginar na organização por muito tempo, despertando o desejo de fazer parte desta empresa. Pode não parecer, mas o processo seletivo faz toda a diferença nesse fator de permanência na empresa.
Os profissionais responsáveis pela Gestão de