Trabalho de Recursos Humanos
Para desenvolver suas atividades, a empresa precisa de pessoas. Essas pessoas, que constituem os recursos, são muito importantes para que a empresa possa atingir seus objetivos. Para que isso aconteça, as pessoas que compõem a organização devem ser eficientes e eficazes, ou seja, aptas às necessidades da empresa. De nada adianta dispor de ótimos recursos materiais (maquinas, equipamentos, dinheiro, etc.), se ela não possuir recursos humanos capacitados e motivados a utilizá-los.
Para conseguir bons recursos humanos, a empresa deve:
Recrutar e selecionar pessoas com aptidões desejadas; desenvolver essas aptidões individuais mediante programas de treinamento;
Motivar os empregados por meio de incentivos.
PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
1. RECRUTAMENTO
Recrutar é o processo de identificar e atrair pessoas por meio de divulgação e pesquisas. É a procura de candidatos que estão disponíveis dentro e fora da empresa (no mercado de trabalho), com potencialidade para preencher um cargo vago.
Um dos meios para a empresa recrutar é recorrer ao seu quadro de colaboradores, verificando, por meio de uma análise, se existem candidatos internos com potencial para suprir a vaga existente. Esse é, o MÉTODO DE RECRUTAMENTO INTERNO.
Outro meio é recorrer ao mercado de trabalho, seja ele local – presente na própria comunidade onde a empresa atua ou conforme as exigência do cargo – regional, nacional ou até internacional. Esse é, o MÉTODO DE RECRUTAMENTO EXTERNO.
A empresa pode recorrer também ao MÉTODO DE RECRUTAMENTO MISTO, que é utilizar-se do meio interno e do meio externo ao mesmo tempo para o preenchimento das vagas existentes.
Existe métodos diferentes de se recrutar; portanto, fontes também diferentes de se realizar esse processo.
Para a escolha do método e das fontes, a empresa deve levar em consideração:
Urgência do preenchimento da vaga.
Custo do recrutamento.
Orçamento