trabalho de medieval
CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE REIMS
ARTE GÓTICA MEDIEVAL
Nomes: Fernanda Silvia de Sá Tatiana Silva Esteves Matrículas: 11411HIS254 11411HIS216 Matéria: História Medieval Professor: Ana Flávia Cernic Ramos
INTRODUÇÃO
Abordar um tema que envolva catedrais nos dias de hoje, é comum por parte da maioria das pessoas associar a palavra catedral as Catedrais de Notre-Dame em particular a de Paris, por causa do status que estas adquiriram ao longo dos anos, por serem belas e grandiosas. As catedrais da França são as mais fascinantes, independente de entender ou não todas as suas características e mensagens que essas têm impressas nas suas paredes através da estatuária e formas sedutoras. Aparentemente todas as catedrais são idênticas, pelo facto de serem catedrais Góticas e normalmente temos como imagem de Catedral de Notre-Dame as duas grandes torres na fachada principal, as três portas, os vitrais, a sua estonteante altura e imensas colunas no interior.
Neste trabalho iremos tratar um pouco da arte gótica, dos seus traços, sua história, sua origem. Como foco principal na arquitetura, vamos trabalhar com a Catedral de Notre-Dame de Reims, que foi construída no período medieval, por volta de 1211, faremos uma análise dos traços góticos medievais presentes em sua estrutura.
A ARTE GÓTICA
A Arte Gótica desenvolveu-se na idade média, por volta de 1140 onde hoje atualmente é a região de Paris na França e é muito conhecida por suas catedrais; Paralela à Arte Românica, que tem como referência os mosteiros, a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. O termo “gótico” foi utilizado por renascentistas posteriores à idade média, sendo à substituição do termo “arte francesa”, para representar aquilo que eles consideravam como a “a idade das trevas”.