trabalho de medieval ocidental
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE HISTÓRIA
IDADE MÉDIA
FERNÂNDO RAVARA
PROF. MS. ANDRÉ KOECHE
CANOAS, MARÇO DE 2004.
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, mostraremos como se chegou a formação da idade média. Conhecer as nossas origens e o que contribuiu para a criação da sociedade ocidental, é de suma importância para entendermos como se formou a nossa história no tempo e espaço, essencial para a formação do aluno do curso de História e cidadão brasileiro.
Partindo de uma leitura franca, simples e investigativa, observaremos as informações ministradas pelo professor em sala de aula, bem como utilizaremos apoio literário de outras fontes.
Utilizando uma linguagem própria, será efetuado um resumo de sala de aula e do material literário destinado a essa disciplina, de maneira sucinta e direta.
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
A civilização romana durante um período considerável de mais de mil e quinhentos anos regeu os destinos dos principais povos do mundo antigo conhecido. Com a sua decadência nasceu a denominada idade média.
A civilização romana, na antiguidade, se expandiu pelo mundo até então conhecido como nenhuma outra civilização fizera antes. Da Cidade de Roma partiram, militares, comerciantes, intelectuais, construtores, diplomatas, em direção a outros continentes. Uma expressão caracteriza sucintamente a expansão romana URBI ET ORBI (de Roma para o mundo).
Essa civilização possuiu uma complexidade impressionante, oitocentos anos antes de Cristo eles passaram a explorar técnicas de enriquecimento agrícolas de cultivo além da península Itálica, embora, não sendo uma terra propícia para o cultivo agrário tão rico quanto Síria e Egito. Foi no contexto Faraônico que os romanos desenvolveram a possibilidade de plantar, colher e principalmente comercializar o trigo que abastecia, inclusive, a cidade de Roma. Vários produtos eram