Exercícios - feudalismo
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Fuvest 92) A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s) por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras. Examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a alternativa correta dentre as que se seguem:
a) se todas as proposições forem verdadeiras.
b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II.
c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III.
d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III.
e) se todas as proposições foram falsas.
1. I. A partir do século VII, os povos muçulmanos conquistaram quase toda a região do Mediterrâneo, ameaçando com seus ataques a Europa cristã durante cerca de mil anos.
II. Situadas no cruzamento de rotas de trânsito, as feiras medievais se internacionalizaram a partir do século XI, facilitando as trocas comerciais e monetárias. III. A centralização monárquica - com a criação do exército real, da justiça real e da moeda real - foi o principal fator de estruturação da sociedade na Alta
Idade Média.
2. (Unicamp 2006)
A legitimidade dos reis lusitanos se confundia com o bem comum desde o século XIV, quando vingou o princípio de que os reis não são proprietários de seus reinos, mas sim seus defensores, acrescentadores e administradores. O
Novo Mundo parecia assistir à erosão do bem comum.
A distância que separava a América portuguesa da sede do reino tornou a colônia um lugar de desproteção. A lonjura em relação ao "bafo do rei" facilitava a usurpação de direitos dos súditos pelas autoridades consideradas venais e despóticas.
(Adaptado de Luciano Figueiredo, "Narrativas das rebeliões linguagem política e idéias radicais na
América portuguesa moderna". "Revista USP", 57. São
Paulo: USP, mar-mai, 2003, p. 10-11.)
a) Segundo o texto, que mudança se observa no século XIV com relação à legitimidade do rei lusitano?
Por que essa legitimidade esteve ameaçada na
América portuguesa?