Trabalho
Page 1 of 8
Mudanças e Tendências do Mercado de Trabalho
Maria do Carmo de Souza Macena Francini
Monografia apresentada no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas
Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia
(Disponível na rede desde novembro de 2000)
O Homem e o Trabalho
Ao se pesquisar o sentido da palavra trabalho, encontramos como definição a aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim. Qual seria esse fim ? Obter para si e seus dependentes, de forma digna, condições básicas de sobrevivência: alimento, habitação, vestuário, saúde, educação e lazer. Enfim, estar inserido no contexto social, como ser humano ativo, participante, produtivo, exercendo plenamente sua condição de cidadão.
Concebido na antigüidade clássica como um castigo, algo penoso, representa em nossos dias um bem de valor imensurável.
O Momento em que Vivemos
Vivemos um momento que se pode qualificar como ímpar na história do homem, não pelo fato de ocorrerem mudanças, por que elas fazem parte da dinâmica da vida e proporcionam ao ser humano sua evolução. O que se apresenta como singularidade é a velocidade com que essas transformações vem ocorrendo, atingindo a todos.
A economia nacional é absorvida pelo espaço global; a indústria está perdendo peso dia a dia em relação a novos eixos de atividades; as burguesias, no sentido tradicional de proprietários de meios de produção, estão sendo substituídas por tecnocratas racionais e implacáveis, quando não por especuladores completamente desgarrados das realidades prosaicas de produtores e consumidores. A classe trabalhadora se tornou um universo extremamente diversificado no quadro da nova complexidade social e a sua compreensão resiste cada vez mais às simplificações tradicionais. A socialização dos meios de produção mudou de rumo, o Estado está à procura de novas funções como articulador e não mais