Gest o Empresarial
Introdução:
Os gregos são detentores de algumas idéias que influenciaram profundamente a administração das organizações. O método científico, que influenciou fortemente a Administração e muitos estudiosos das teorias administrativas como Taylor e Fayol, foi originado na Grécia. Foram os gregos que muito cedo reconheceram que métodos uniformes com ritmo combinado elevam a produção.
Esses métodos eram válidos para os trabalhos árduos, repetitivos e monótonos, e, neste caso, os gregos utilizavam a flauta e a gaita de fole para cadenciar o ritmo dessas atividades, que produziam um efeito psicológico positivo, aumentando a produtividade e reduzindo a fadiga dos trabalhadores. Os gregos defenderam a especialização e divisão do trabalho, estratégia, planejamento urbano, universalidade da Administração, raciocínio metódico. Assim como a qualidade que para eles era o ideal de excelência e o conceito de qualidade, ligado ao alto nível de desempenho, está bastante atual.
A Influência dos Filósofos na
Na Administração:
René Descartes (1596 – 1650)- filósofo, matemático e físico francês, considerado fundador da Filosofia Moderna, celebrizado pela sua obra “O Discurso do Método”, em que descreve os principais preceitos do seu método filosófico, hoje denominado
“método cartesiano” cujos princípios são: - Princípio da Dúvida
Sistemática ou da Evidência – não é verdadeiro até que se saiba com evidência, ou seja, como realmente verdadeiro. - Princípio da Análise ou da Decomposição - dividir e decompor cada parte de um problema para analisar as suas partes separadamente. - Princípio da Síntese ou da
Composição – processo racional que consiste no ordenamento dos pensamentos, dos mais fáceis e simples para os mais difíceis e complexos. - Princípio da Enumeração ou da Verificação – em tudo fazer recontagens, verificações e revisões de modo a tornar-se seguro de não ter havido qualquer omissão durante o processo de raciocínio.
Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich