Experimento 4 anal tica
Disciplina: Química Analítica curso: Engenharia de Alimentos
Experimento nº 4: Padronização de Soluções
Objetivos: Padronizar uma solução de NaOH 0,1M através de sua reação com biftalato de potássio (padrão primário), introduzindo assim os conceitos da análise volumétrica.
1. Introdução Teórica
O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém uma quantidade indeterminada de água e de carbonato de sódio (Na2CO3) adsorvida no sólido. Por esta razão é necessário preparar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração próxima daquela desejada e determinar a sua concentração real através de titulações contra amostras de um padrão primário. Para a padronização desta solução usam-se amostras de ftalato ácido de potássio (biftlato de potássio, C6H4(COOH)(COOK), seco em estufa por 1-2 horas a 110ºC.
3. Material e Reagentes
- suporte universal;
- proveta de 100 mL
- garra de bureta;
- Erlenmeyer de 250 mL
- bureta de 50 mL
- béquer de 100 mL
- funil
- balão volumétrico de 100 mL
- solução indicadora de fenolftaleína
- pipetas volumétricas de 10 e 25mL
- solução de NaOH 0,1 M
4. Procedimento Experimental
Para a padronização do NaOH contra biftalato de potássio deve-se proceder da seguinte forma: colocar a bureta no suporte; lavar a bureta duas vezes com NaOH (5mL) que é adicionado por meio de um funil. Deixar escoar completamente cada porção antes da adição da seguinte; colocar a solução de NaOH 0,1M na bureta até um pouco acima do zero da escala; abrir e fechar rapidamente a torneira para evitar a formação de bolhas de ar e para encher da ponta da bureta até um pouco acima do zero da escala; colocar num Erlenmeyer de 250 mL, 0,5 – 0,7g de biftalato de potássio dessecado (seco previamente em estufa). Dissolvê-lo em 100 mL de água destilada (se possível fervida e resfriada recentemente); adicionar 2 gotas de solução de indicador fenolftaleína; colocar o Erlenmeyer sob a bureta;