Trabalho de lpi
Anexo: UMEP Fernando Costa
Lei de Modernização dos Portos.
Nº 8.630 de 25/02/1993
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Logística Portuária Integrada.
Professor George Barone
Turma: 3LD – Noturno
Nome: Tiago de Paula Ribeiro......... Nº 22
Lei de Modernização dos Portos - 8.630, de 25/2/93___________________________________________
Com a modernização dos portos, iniciada há exatos 15 anos, a principal conseqüência foi o desemprego em massa, com a diminuição da mão-de-obra avulsa no cais. Quem afirma é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco, Josimar Bezerra Menezes. Para ele, hoje, se tornou inviável tentar mudar essa situação, em razão dos avanços tecnológicos. "O trabalho que se fazia com as mãos, agora são as máquinas que fazem", diz.
Segundo Menezes, antes das mudanças estruturais ocorridas no Porto de Santos, havia cerca de 700 a 800 trabalhadores no bloco. Atualmente, com a modernização, existe em torno de 500 funcionários. Os trabalhadores de bloco, como são chamados os avulsos portuários, tiveram uma redução de 35% no número total.
Menezes lembra que o serviço de arrumação das cargas que era feito por seis ou oito homens. Agora, é realizado por três ou quatro trabalhadores. Segundo o líder sindical, é visível que os portuários avulsos tiveram uma grande perda de postos de trabalho no cais.
O lado positivo, segundo ele, é que passaram a trabalhar com maior segurança e têm maiores garantias de emprego. São todos registrados e gozam dos direitos previstos na lei. "Com a modernização, os trabalhadores portuários foram sindicalizados, podendo intervir pelos seus direitos, tendo chance de crescer junto com o cais. Temos maiores garantias de empregos, trabalhamos com
Lei de Modernização dos Portos – Nº 8.630, de