Trabalho economia
A curva de possibilidades de produção indica o máximo possível de se produzir em uma economia e as combinações possíveis entre os bens.
Por exemplo, se uma fábrica tem o pessoal, insumos e ferramentas necessários para se produzir cadeiras e mesas, ela precisa decidir quantas mesas e quantas cadeiras ela vai produzir. Se ela está utilizando todos seus recursos na produção de 20 cadeiras e 10 mesas, ela não pode produzir mais uma mesa sem deixar de produzir algumas cadeiras.
Então, existe uma relação técnica entre o número de cadeiras e o número de mesas que são produzidas. Digamos que, no nosso exemplo, para se produzir uma mesa a mais é necessário produzir duas cadeiras a menos, então, ao decidir-se produzir uma mesa a mais, a fábrica passa a produzir 11 mesas e 18 cadeiras. Em termos econômicos, o custo de oportunidade de uma mesa é duas cadeiras.
O custo de oportunidade de um produto é o número de unidades de um produto que precisa ser sacrificado para que o outro produto possa ser produzido.
A curva de possibilidades de produção possui alguns pontos importantes de se destacar:
• Os pontos ao longo da curva indicam todas as combinações possíveis de produção entre os dois bens. Qualquer um destes pontos indica que todos os recursos – todos os empregados, todas as máquinas e toda a matéria-prima – estão sendo utilizados na produção. Por isso que os pontos ao longo da curva são pontos de pleno emprego dos fatores.
• O inverso dos pontos ao longo da curva, é o ponto (0,0) no gráfico. É o ponto onde o produtor decide produzir nenhuma mesa e nenhuma cadeira. Neste ponto nenhum recurso de produção é utilizado – ninguém trabalha, nenhuma máquina nem matéria-prima é empregada. É um ponto de pleno