Sistema de custeio baseado em atividades (abc): o impacto da implantação na apuração dos custos de produção em uma empresa do setor de embalagens plásticas.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Neane Duarte
SISTEMA DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC): O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE EMBALAGENS PLÁSTICAS.
RECIFE (PE), Abril 2009
RESUMO
O presente trabalho aborda aspectos referentes à uma proposta de Custeio Baseado em Atividades para uma empresa do setor de embalagens plástica, buscando evidenciar o impacto na mensuração dos custos de produção, do setor e Extrusão, causados na implantação do sistema ABC em relação ao Sistema de Absorção já existente na empresa em estudo. O tipo de pesquisa utilizada foi exploratório, tratando dos seguintes assuntos: Conceito do sistema de Absorção, conceito sobre o sistema ABC, aspectos sobre o mercado de embalagens plásticas, aspectos da empresa em estudo. Foi utilizado também um estudo de caso em uma empresa de embalagens plástica, tendo seus custos apurados pela Absorção e o ABC. Após a análise dos resultados da aplicação dos estudos nesta empresa, percebe-se que esta pesquisa gera indícios de que custeio ABC, não traz alterações significativas nas apurações dos custos do processo da linha de produção pesquisada dessa empresa, pois a parcela dos custos indiretos corresponde a apenas 5% dos custos totais desse setor.
1. INTRODUÇÃO
1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA
A Fibrasa S.A Embalagens foi fundada em 10/07/1972 pelo Sr. Atalydes Moreira de Souza e o Sr. Fernand P. C. Schuman, em Serra, Estado do Espírito Santo. Pioneira, a organização foi uma das primeiras a se instalar no CIVIT I – Centro Industrial da Grande Vitória.
Trabalhando de forma inovadora desde sua fundação, a empresa iniciou suas atividades com a manufatura de embalagens de sacaria trançada de polipropileno (PP), também conhecida