Visita técninca
RAFAEL SOARES DOS SANTOS
VISITA TÉCNICA
PEDREIRA RIO QUATI
MANOBRAL MADEIREIRA NOVA BRASILIA
CASCAVEL,
2012
FACULDADE ASSIS GURGACZ
RAFAEL SOARES DOS SANTOS
VISITA TÉCNICA
PEDREIRA RIO QUATI
MANOBRAL MADEIREIRA NOVA BRASILIA
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Estudo do Habitat, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor Orientador: Renato Cassol de Oliveira
CASCAVEL,
2012
1 INTRODUÇÃO
A visita técnica se deu na Pedreira Rio Quati e também na Manobral Madeireira Nova Brasília, ambas localizadas na Cidade de Cascavel, Paraná, estrada do Rio da Paz, no dia 17 de março de 2012, empresas essas que produzem respectivamente, pedra britada em diversas granulometrias para diversos usos e madeiras beneficiadas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PEDREIRA RIO QUATI
Fomos recebidos e orientados por um dos proprietários da pedreira, o Engenheiro Civil Cláudio Dalmina, que nos conduziu ao longo da visita a área de exploração, onde inicialmente ocorre o processo da quebra da rocha basáltica em blocos menores através de adição explosivos, que são injetados em furos regulares na rocha e logo depois acionados através de um pavio. Na data de ocorrência desse procedimento, todos os funcionários são retirados das proximidades, para que assim o risco de acidente seja minimizado. A empresa necessita da liberação do ministério do exercito para executar esse tipo de ação. Após essa explosão as rochas brutas tomam vários tamanhos, e assim com auxilio de retro escavadeiras são colocadas em caçambas e transportadas dentro da área até o britador, que vai promover a granulometria desejada para fins comerciais, eles oferecem brita com classificação controlada, obedecendo à granulometria desejada pelo cliente.
2.2 MANOBRAL MADEIREIRA NOVA BRASÍLIA
Recebidos pelo responsável da madeireira, conhecemos o processo de beneficiamento, uma vez que extraída, as toras são