Trabalho de jogos
Educação I
JOGOS TEATRAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Disciplina: Linguagem dramática da Educação
JOGOS TEATRAIS
Justificativa:
Neste trabalho pretendo explorar o lado pedagógico dos jogos teatrais. Visando as melhorias concebidas pelo mesmo como, subjetividade, a percepção em relação com o outro, criatividade, responsabilidade e o dialogo, alem do desenvolvimento da corporeidade a espontaneidade, a intuição e a incorporação da plateia.
Os jogos da Viola Spolin e outros alem de formar atores pode e a meu ver devem ser usados na questão pedagógica. Neste contexto o jogo que enfoca a parte de um todo contribui para a formação de cidadãos mais participantes e responsáveis pelo outro, como também alunos coparticipantes na formação de outros.
NOME DA BRINCADEIRA:
BRINCADEIRA DO SÉRIO
Materiais:
- 2 participantes.
Como Brincar:
- O jogo do sério só admite 2 participantes e é muito simples. Basta sentar-se de frente para um amigo e ficar olhando-o fixamente nos olhos. Nenhum dos dois pode piscar, rir ou mudar a expressão do rosto. Ganha quem resistir mais tempo.
Idade Adequada:
- A partir de 5 anos
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Atenção e concentração.
- Criatividade.
- Reconhecimento de expressões.
- Percepção visual.
- Estimulação visual.
Nome do jogo: AQUECIMENTO COM BOLINHAS
Materiais:
Bolinhas e recursos humanos
Objetivos: Atenção, concentração, treinamento das ações do palhaço.
Descrição do jogo: Os atores estão andando pelo espaço e o condutor joga uma bolinha para um deles. A bolinha é jogada de um ator para outro, sem que parem de andar e nem deixem ela cair no chão. É importante a percepção do espaço como um todo, trabalhar o olhar 180º para saber quando a bolinha está por perto, sem que isso interfira na caminhada.
Variação 1: Agora os atores brincam com as