Trabalho de Recreaçao e Jogos
Conteúdo: JUDÔ
Contexto: Ensino Fundamental
Alunos: Anthony Stefanon, Juliana Neves e Sergio Fontes
INTRODUÇÃO
Sabe-se que os conhecimentos da Educação Física abrangem a cultura corporal de movimento, como a ginástica, os esportes, a dança, as lutas e outros. Porém, as lutas ainda não vêm sendo efetivamente desenvolvidas nas aulas de Educação Física, seja por falta de espaços e materiais adequados na escola ou por falta de domínio do conteúdo por parte do professor, ao passo que o Judô – uma das lutas mais praticadas – faz parte de uma modalidade que também vem sendo negada na escola. Portanto, a luta é um dos conteúdos que deve sim ser vivenciado pelos alunos, mesmo que de forma básica e/ou adaptada.
OBJETIVO
Desenvolver o Judô no âmbito escolar no ensino fundamental, com jogos de oposição e/ou brincadeiras, encontrando ferramentas para ministrar as aulas.
METODOLOGIA O judô, especificamente, pode ser trabalhado de forma cooperativa, competitiva, individual e/ou em grupo, representando uma possibilidade pedagógica que valoriza os aspectos físicos, intelectuais e morais. Em outras palavras, o aluno deve aprender a lutar sempre com o outro e não contra o outro, podendo utilizar técnicas recreativas de empurrar, puxar, deslocar e desequilibrar o parceiro do seu espaço, de forma estimulante e desafiadora no ambiente escolar.
No ensino fundamental recomenda-se o contato inicial com as lutas, nesse sentido as atividades desenvolvidas devem ser alegres, divertidas, lúdicas, que façam os alunos sentirem prazer em praticá-las, isto é, de forma gradual, sem exigir um nível elevado de desempenho ou de resultados.
AULA
Será dividida em 3 partes:
Aquecimento (15 minutos)
Vivo morto (Yoko ukemi)
Sabe-se que Yoko ukemi são as técnicas de amortecimento com 1 braço da queda lateral. Nesta brincadeira os alunos ficam agachados na ponta do pé e quando é falado direita os alunos fazem um Yoko ukemi pra direita e quando fala esquerda fazem