trabalho recreação brinquedos e jogos
Autorização de Funcionamento – Portaria Ministral n° 2075/02 – DOU 19/07/02
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PAULO EDUARDO PEREIRA E SILVA
BRINCADEIRAS E JOGOS
PORTO VELHO/RO
2015
PAULO EDUARDO PEREIRA E SILVA
BRINCADEIRA E JOGOS
Trabalho apresentado como avaliação parcial do Componente curricular “da matéria de Recreação e Lazer” do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana ao prof. João Batista.
PORTO VELHO/RO
2015
Introdução
A finalidade do trabalho é conceituar e exemplificar as bricadeiras e jogos, especificar as peculiaridades destas através de exemplos. A importância deste trabalho é aprimorar os conhecimentos das brincadeiras e jogos aos acadêmicos do 1° período de Educação Física.
Conceitos:
Brincadeira - é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual, a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, adotar as próprias regras, por fim, existe maior liberdade de ação para as crianças. A brincadeira simplesmente acontece e se segue enquanto tiver motivação e interesse por ela, não há como se vencer, não existe vencedor.
Jogo – Sempre terá vencedor, regras, formalidades, começo, meio e fim está integrada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e estabelecida por um princípio de regras mais explícitas. A principal característica do jogo é o vencedor. Exemplos clássicos seriam: Jogos populares, esportivos, educativos, recreativos, cooperativos e de tabuleiro etc. Uma particularidade importante do jogo é o seu emprego tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma agregação mais exclusiva com o universo infantil.
Exemplos de Brincadeiras
Amarelinha: Essa brincadeira tão tradicional entre as